classificação dos alimentos

De acordo com o Tantra Yoga, a mente tem cinco camadas e mais uma camada externa – o corpo físico. Esta camada é constituída por aquilo que ingerimos. Por isso, faz todo o sentido afirmar: “Somos aquilo que comemos”. Os alimentos tanto nos podem ajudar como dificultar o nosso desenvolvimento físico, mental e espiritual.

A bioquímica dos alimentos interfere na bioquímica dos nossos corpos, influenciando o sistema endócrino, o sistema nervoso e o cérebro – que são os responsáveis pelas tendências mentais ou instintos. Quando esses instintos não são controlados, a mente fica perturbada. Assim, para mantermos a calma e o equilíbrio mental, os alimentos ingeridos devem ser cuidadosamente seleccionados.

No Yoga, os alimentos estão classificados em três categorias principais:

Sattvik/Subtis (puros), benéficos para a mente e para o corpo

  • Vegetais (excepto cebola, alho e cogumelos)
  • Frutas
  • Leguminosas
  • Algas
  • Cereais (trigo, arroz, etc…)
  • Frutos secos e sementes
  • Leite e derivados (de origem biológica)
  • Sal, açúcar, ervas aromáticas, especiarias
  • Óleos vegetais, vinagre, mel

Rajasik/Mutativos (activos), benéficos para o corpo e neutros para a mente, ou vice-versa

  • Chá (com teína) e Café
  • Chocolate
  • Bebidas gaseificadas
  • Malagueta vermelha
  • Especiarias em excesso
  • Medicamentos

Tamasik/Estáticos (inertes), menos bons para o corpo ou mente

  • Carne
  • Peixe
  • Ovos
  • Produtos com derivados de animais (gorduras, gelatinas, etc)
  • Cebola, alho e cogumelos
  • Alcool, tabaco e outras drogas
  • Comida estragada
  • Comida em excesso

“Tanto quanto possível, devemos optar por alimentos provenientes de seres que tenham a consciência menos desenvolvida. Isto significa que se os vegetais estiverem disponíveis, os animais devem ser poupados. Além disso, em qualquer caso, antes de matar um animal, quer ele tenha consciência desenvolvida ou não, deve-se considerar se seria possível viver com um corpo saudável sem eliminar tal vida”.

Fonte: “Um Guia para a Conduta Humana” Shrii Shrii Anandamurti

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