O Dharma Cakra (Meditação Coletiva) é uma prática semanal importante e proveitosa para todos que estão no caminho espiritual. “Dharma” significa a luta pelo desenvolvimento e pela realização espiritual, ou seja, a realização da natureza mais profunda de nossa existência. “Cakra” significa “centro de energia”. O Dharmacakra é a essência da vida espiritual. Na Ananda Marga, o Dharma Cakra visa a unir corações e mentes, para que possamos, em harmonia, buscar uma sociedade humana universal, sem quaisquer distinções entre raça, classe, nacionalidade, religião.
O mais recomendável é que a acomodação na sala seja feita de maneira sistemática, devendo todos se posicionar em filas – as mulheres de um lado e os homens do outro. Isto cria fluxos mais harmoniosos que auxiliam na meditação.
O programa começa com canções espirituais, denominadas “Prabhat Samgiita”, e “kiirtan”, uma dança devocional acompanhada do canto do mantra universal – “Baba Nam Kevalam”. Em seguida, todos os participantes sentam-se em silêncio para meditação. A meditação terá uma duração aproximada de trinta minutos. Começa com o canto milenar da Índia, “Samgacchadvam”, que cria uma vibração espiritual coletiva. O canto “Nityam Shudham” indica o fim da meditação coletiva. Em seguida, todos farão uma oferenda, ou entrega, chamada “Guru Puja”, após o qual será recitada a “Directiva Suprema”, e lido um texto espiritual. Para encerrar, haverá uma breve apresentação de um tema espiritual. Finalmente, serão dados os informes e anúncios e depois faz-se Kaoshikii e Tândava (danças espirituais) por uns minutos.
Nota: Todos os que já aprenderam o seu processo pessoal de meditação são bem-vindos! Se ainda não aprendeu a meditar contacte-nos (a meditação na Ananda Marga é ensinada por professores específicos e de forma gratuita).
Quando e onde?
Domingos, 11h00 – 13h00
YogaRoom