A Ananda Marga

Ananda significa “bem-aventurança” e Marga significa “caminho.” Então Ananda Marga significa “Caminho da Bem-Aventurança“.

Bem-Aventurança é felicidade infinita. É o desejo fundamental de qualquer ser humano. “Existe nos seres vivos uma sede pelo infinito.” Nunca nos satisfazemos com coisas limitadas. Podem dar-nos prazer por algum tempo, mas não satisfação a longo prazo. Um objecto limitado pode apenas dar uma felicidade limitada e temporária. Mas só a felicidade infinita nos pode satisfazer. Então como vamos atingi-la? Expandindo a nossa consciência até ao infinito; transformando a nossa experiência limitada individual na experiência cósmica do ilimitado: felicidade infinita; paz perfeita e contentamento – bem-aventurança.

Ananda Marga é o nome do sistema que nos permite fazê-lo. É uma selecção das técnicas e práticas que levam à experiência total de paz infinita e felicidade – aquilo a que chamamos “auto-realização”. É uma ideologia e uma forma de vida; um processo sistemático e científico para a satisfação de todas as necessidades humanas: físicas, mentais e espirituais.

É uma prática introversiva e intuicional; com técnicas abrangendo desde higiene pessoal a posturas de yoga; desde serviço social a meditação. O seu objectivo é a elevação dos seres humanos, individual e colectivamente, em todas as esferas da sua existência: individual, social, económica, intelectual e espiritual.

É uma resposta total aos mais profundos desejos e aspirações humanas. Como organização, a Ananda Marga tem uma rede global de centros em praticamente todos os países do mundo. As suas actividades englobam uma grande variedade de projectos para o bem-estar da humanidade, animais, plantas e de todo o planeta.

Estes incluem centros de yoga e meditação, escolas, orfanatos, centros de distribuição de comida, auxílio a calamidades, centros médicos e projectos de desenvolvimento comunitário. A ênfase está em ir ao encontro das necessidades das pessoas locais e ajudá-las a desenvolver os seus recursos pessoais e sociais, contribuindo para a prosperidade de todos.

A filosofia da Ananda Marga é universalista. É uma perspectiva que abraça tudo e todos, reconhecendo Deus como a Consciência Suprema Ilimitada e todos os seres do universo como parte de uma família cósmica unida. Reconhece que é necessário um equilíbrio entre os aspectos mundanos e espirituais da existência, e que nenhum deles deve ser negligenciado às custas do outro.

Portanto a meta da Ananda Marga é “Auto-realização e bem-estar do universo“.

Para saber mais sobre a Associação Ananda Marga, as suas práticas, filosofia e outras notícias e contactos, por favor visite o site oficial http://www.anandamarga.pt

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s