Dicas para Meditar Melhor

Meditar pode ser uma atividade difícil para algumas pessoas, especialmente nas primeiras tentativas. No entanto, existem algumas recomendações que podem tornar a prática de meditação mais fácil.

Conheça abaixo algumas retiradas do livro “Abre os olhos e fecha a mente”:

Minimize as interrupções
No horário que se dedicar à meditação, desligue o som do seu telefone, telemóvel e computador e estabeleça com as pessoas à sua volta que prefere não ser perturbado durante esse período. Feche os olhos e durante esse tempo deixe para trás o mundo normal, dedicando-se totalmente a si. 

Medite sempre no mesmo horário
Esta é a chave para o sucesso na meditação. Se uma pessoa deseja explorar as alturas e as profundezas da meditação, é importante estabelecer um hábito de nunca falhar nas suas práticas. Mesmo numa emergência, é possível fazer a sua meditação durante cinco a dez minutos. A longo prazo, torna-se tão comum como lavar os dentes ou comer qualquer coisa, algo que se faz sem pensar.

Medite duas vezes ao dia
Se alguém deseja sinceramente explorar a meditação, é importante estabelecer um hábito de meditar regularmente duas vezes por dia: de manhã, para se sintonizar e carregar as baterias, e ao fim da tarde, para estabelecer um ritmo e harmonia na nossa vida. Os momentos ideais são geralmente ao nascer do sol e, de novo, no pôr-do-sol. Esta meditação duas vezes por dia liga-nos às rotinas do mundo.

Utilize sempre o mesmo espaço
Encontre um pequeno quarto ou mesmo um canto para ser o seu lugar de meditação. Mantenha o espaço limpo e fresco e tente fazer a meditação sempre lá. Quando fores para esse local, a mente vai querer meditar naturalmente. Pode ser em qualquer lugar: num escritório, no carro, no jardim (especificamente no início, o ideal é ter um local tranquilo e especial).
 
Esteja de estômago vazio
Visto que a meditação requer um estado de alerta, concentração, energia mental e “um acordar”, é recomendável meditar com o estômago vazio. Se estiveres mesmo com fome, tome um copo de sumo ou água.

Sente-se numa posição confortável e ereta
Quando a meditação se processa corretamente, há um fluxo de energia no sentido ascendente através da coluna vertebral. As posturas incorretas impedem este fluxo de energia, prejudicam a respiração e diminuem o estado de alerta mental. Por isso, é importante sentar-se em uma superfície firme com a coluna ereta. É também importante estar confortável, para que a sua mente esteja livre para se concentrar no processo da meditação. Se não estiver confortável, tente sentar num tapete, numa almofada, num cobertor dobrado ou até mesmo numa cadeira.


Rodeie-se de boas companhias
Um dos maiores apoios que podes ter ao longo dos altos e baixos do teu crescimento espiritual é o tempo passado com outros que também estão a trilhar o caminho da meditação. Retiros e meditações de grupo semanais são extremamente importantes para o meditador rigoroso.

Leia livros espiritualmente elevados
O intelecto, que tem de se manter parado durante a meditação, também precisa de amplitude para o seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, é recomendado que se reserve algum tempo diariamente para ler livros espiritualmente elevados. O tempo que se segue a uma meditação é uma boa altura para tirar alguns minutos para isto, pois a mente está clara e calma e
absorve ideias mais facilmente.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s