Ahim’s’a (continuação)

“Se Ahim’s’a fosse interpretado dessa forma, onde tais intérpretes podiam viver? Dever-se-ia suspender a filtragem da água contaminada, porque isto causaria a morte dos microorganismos.

Na era pós-védica este tipo de Ahim’s’a foi practicado na Índia por muito tempo e, como resultado, a vida dos cidadãos comuns tornou-se verdadeiramente insuportável. O povo sentia medo da religião dominada pela suposta Ahim’s’a e era forçado a aceitar crenças ateístas, abandonando o caminho de Dharma. Desprovidos de qualquer código de conduta e com o propósito de dar preferência primordial aos seus motivos egoístas, estes ateus tornaram-se um fardo para a sociedade e para o mundo; e aqueles que quiseram manter em vigor as religiões influenciadas por essa interpretação de Ahim’s’a tornaram as suas intenções inviáveis e enfraquecidas. Na presente época, existe a necessidade urgente de reflectir sobre factos históricos sob um novo ponto de vista.

A era pós-védica foi seguida por outra, em que foi propagada outra definição de Ahim’s’a. De acordo com esta definição, Him’s’a significa causar dor aos seres vivos. Logo, a matança de animais para alimentação também deve ser considerada Him’s’a, pois os animais não oferecem a própria vida de espontânea vontade para essa causa.

Recentemente foi dada outra interpretação a esta palavra. Assemelha-se à segunda definição mencionada acima, porém falta a esta a simplicidade ou sinceridade daquela. Conforme esta interpretação, Ahim’s’a quer dizer a não-violência ou não usar a força. Possivelmente, nesta interpretação é que o significado de Ahim’s’a foi mais distorcido. Em todas as acções da vida, sejam pequenas ou grandes, a mente individual progride pelo triunfo sobre as tendências contrárias. A vida desenvolve-se por meio da força. Se esta força não é devidamente explorada, a vida pode tornar-se absolutamente enfadonha.”

Fonte: “Um Guia para a Conduta Humana” de Shrii Shrii Anandamurti.

Para continuação do capítulo, podem adquirir o livro acima citado na nossa loja on-line ou nas nossas instalações!

Advertisements

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s