Yogi: É relevante ter um mestre?

Pergunta ao Yogi: É relevante ter um mestre?

De acordo com a filosofia da Ananda Marga todos os seres, formas ou vibrações deste universo são igualmente expressões de uma única entidade, uma Consciência Cósmica.

Os seres humanos progridem através da expansão da sua consciência individual até atingirem essa realização, a Auto-realização. Este percurso enche a existência humana com significado, profundidade e bem-aventurança.

Há ocorrências extremamente excepcionais na história da Humanidade de seres humanos que nascem já realizados e atingem os últimos estados de consciência sem um mestre. Outros seres humanos, também raros e excepcionais, atingem a realização após muitos anos de prática espiritual.

Através da percepção e ensinamentos de um mestre realizado o resto da humanidade pode acelerar o seu progresso. Nos ensinamentos ancestrais do Tantra diz-se que o guru é essencial na prática espiritual.

A melhor forma de aprender qualquer coisa é com um professor competente. Há duas condições. O professor tem de ser competente, e o aluno também.

Por exemplo, para aprender uma arte marcial o professor tem de ser experiente e o aluno tem de ser sincero e estar pronto para seguir os ensinamentos do mestre e praticar com dedicação. Dessa forma, com humildade e esforço o aluno pode progredir mais rapidamente, beneficiando da compreensão alargada e da sabedoria acumulada do mestre.

No processo de expansão surge a realização da unidade de todas as manifestações deste universo. Nesse contexto a questão de procurar ou não orientação externa para a prática espiritual deixa de ser relevante. Afinal todas as orientações e ajudas no caminho, sejam percebidas como externas ou internas, são afinal a graça da Consciência Cósmica que guia e cuida do aspirante na sua viagem em direcção ao seu objectivo final.

Nesse sentido o aspirante sincero deve procurar com humildade e sinceridade orientação que o possa ajudar na sua viagem. Não qualquer orientação, mas a melhor orientação que conseguir encontrar. E praticar diligentemente o que aprender.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s