Diipávalii (festival da luz)

Hoje é o dia do Kárttikii Amávasyá(lua nova), a noite mais escura do ano.
Na India celebra-se um festival conhecido como Diipávalii, o festival da Luz. As ruas enchem-se de luzes, velas, cores…diwali
Para além de todo este lado externo do festival, há um significado mais profundo. Diipávalii representa as forças da Luz, ou da Verdade, a vencerem as forças da escuridão ou ignorância (aquilo que na filosofia do Yoga designamos de Vidya e Avidya).

Este foi é um dos festivais que incluimos nas datas importantes a celebrar na Ananda Marga. Para nos lembrarmos que, nem toda a escuridão do universo consegue resistir à luz de uma pequena vela :)

“A chama de uma vela, acende inúmeras outras velas. O toque de uma grande personalidade acorda inúmeros corações adormecidos. Da mesma forma, o brilho eterno da infinita Consciência Cósmica tem iluminado a lâmpada-da-vida dos seres humanos desde sempre, está a iluminar agora, e vai continuar a iluminar no futuro ainda com mais intensidade. E por isso é que eu digo, que o futuro da raça humana não é escuro, mas intensamente resplandescente. Por isso marchem em frente, ignorando a escuridão do caminho.”
~~ Shrii Shrii Anandamurti
Ananda Vanii, 1 Janeiro 1978

DiwaliSwastika

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s